quinta-feira, 28 de novembro de 2013

         Qual é a quantidade de proteína que devo ingerir por dia para ganho de massa muscular?
  
         Essa pergunta reflete uma inquietação constante dos praticantes de musculação. Afinal, todos sabemos da importância das proteínas na recuperação, manutenção e desenvolvimento do tecido muscular.
         Mas qual seria a quantidade recomendada para este fim?
         A literatura desportiva a respeito deste assunto é farta, polêmica e de complexa interpretação, mas, deixando polêmicas desnecessárias a parte, a maioria dos estudos aponta algo em torno de 1,8 g de proteína por cada kg de massa corporal, podendo chegar a 2,5 g em alguns casos.
        Por exemplo, se você tem 80 kg e faz o cálculo tendo como base a quantidade de 2g de proteína para cada quilo de massa corporal, terá 160g de proteína (80x2). As quantidades deverão ser distribuídas ao longo do dia de acordo com o número de refeições que você faz. 
         Algumas pessoas podem já ter visto atletas competitivos de fisiculturismo ingerindo quantidades bem superiores a indicada. A prática não tem respaldo científico, é empírica e controversa.  É preciso também levar em consideração que o regime de treinamento destes atletas é muito intenso, levado ao extremo e costuma estar amparado por diversas drogas tais como esteróides, hormônio do crescimento, insulina, hormônios da tireóide e outros.
        Para saber qual é a necessidade para o seu caso consulte um/a nutricionista e converse com seu treinador.