"Professor, posso fazer abdominal todos os dias?"
Na ânsia de perder aquela gordurinha abdominal (ou uma pança enorme, em alguns casos!), muitos praticantes de atividade física menos informados acham que é uma boa fazer abdominais todos os dias. É um grande engano e agora eu o esclareço.
O objetivo dos exercícios abdominais é fortalecer a musculatura abdominal. A queima de gordura corporal é feita pelo organismo de maneira geral e aleatória, independente da região que está sendo trabalhada. Se você treina pernas e corre, por exemplo, não perderá medidas apenas nas pernas, mas no corpo inteiro, de maneira aleatória.
É importante também se atentar para o fato de que a queima acelerada de gordura e perda de medidas só acontece quando se está engajado num programa alimentar para emagrecimento. De nada adianta malhar exageradamente, fazer milhares de abdominais e depois compensar todas as calorias na dieta, ingerindo muito mais calorias do que se gasta diariamente.
Realizar abdominais todos os dias também é contraproducente. Deve-se respeitar os dias de descanso, assim como é feito em relação às outras musculaturas, para que haja o tempo de recuperação e desenvolvimento da musculatura.
Séries de muitas repetições também não produzem muitos efeitos. Então esqueça aquela história de fazer 500, 1000 abdominais em um dia de treino, é comprovadamente ineficaz. Se o exercício é realmente adequado ao seu nível de condicionamento e é realizado de maneira intensa, você não deveria conseguir fazer mais de 20 ou 25 repetições. Em exercícios mais avançados a quantidade de repetições cai ainda mais para algo em torno de 10 a 15 repetições (chorando e rangendo dentes!). Geralmente 3 séries são o bastante. Se o exercício está fácil, aumente a dificuldade ou troque de exercício.
Seus exercícios abdominais não te oferecem desafio o bastante tampouco resultados? Converse com seu treinador para redefinir o seu treino e ajustar a intensidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário